COM A PALAVRA, O GÊNIO

Os conteúdos expostos nesta página não têm fins lucrativos. Temos como único objetivo manter vivo o legado de Michael Jackson.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

MICHAEL JACKSON E PAUL McCARTNEY (BY MOONWALK, BIOGRAFIA DE MICHAEL JACKSON)

INTRODUÇÃO

O álbum 'Off the Wall' era para ser chamado 'Girlfriend', uma música que Paul e Linda McCartney fizeram para Michael antes de conhecê-lo.
Ao contrário do que muita gente pensa, eles näo se conheceram quando concordaram em gravar músicas juntos.
A primeira vez que eles se encontraram foi em uma festa no Queen Mary, um navio que estava nas docas de Long Beach. A filha de Paul - Heather - conseguiu o telefone de Michael com uma pessoa e o convidou para a festa.
Muito tempo depois, quando a turnê que  Paul estava fazendo pelos EUA com o seu grupo Wings terminou, ele estava com a família em Los Ângeles e convidaram Michael para uma festa. Foi aí que os dois se conheceram.
Paul disse que havia feito uma música para ele, chamada 'Girlfriend'. Michael ficou muito surpreso e agradeceu. Paul cantou a música para ele na festa.
Os dois trocaram telefones, mas a intensa agenda de compromissos que ambos tinham impediu que voltassem a se encontrar nos anos seguintes. Assim, Paul colocou a música no seu álbum 'London Town'.
Quando Michael começou a trabalhar no álbum 'Off the Wall', Quincy Jones, sem saber que a música tinha sido escrita para Michael, disse a ele que aquela era uma música perfeita para o álbum.  Quincy tocou a música e Michael lhe contou que Paul McCartney e a esposa haviam-na  escrito para ele. 
Segundo Michael, Quincy ficou surpreso e satisfeito com a incrível coincidência. Michael gravou a música e ela fez parte do álbum que, inicialmente era para ter esse nome, mas depois decidiu-se que teria o título de 'Off the Wall'.

O QUE MICHAEL CONTOU EM SUA AUTOBIOGRAFIA:

"Antes de começar a trabalhar em `Thriller`, eu liguei para Paul McCartney em Londres e desta vez eu disse: 'Vamos nos unir e escrever umas músicas'. Nossa colaboração produziu `Say Say Say' e 'The girl is mine'.
Quincy e eu acabamos escolhendo 'The girl is mine' como o primeiro single de 'Thriller'. Quando me encontrei com Paul, eu queria retribuir o favor que ele havia feito contribuindo com 'Girlfriend' para o Off the Wall. Escrevi 'The girl is mine' porque eu sabia que era perfeita para as nossas duas vozes juntas e compusemos 'Say Say Say', que depois a gente daria os toques finais com George Martin, o grande produtor dos Beatles.
Say Say Say foi co-escrita por Paul, um cara que podia tocar todos os instrumentos no estúdio e um menino, eu, que não podia. Mesmo assim, trabalhamos de igual para igual e nos divertimos. Paul nunca teve que me pegar no colo no estúdio.
A colaboração foi um grande passo à frente para mim em termos de confiança porque não tinha nenhum Quincy Jones observando para corrigir meus erros.
Paul e eu tínhamos a mesma ideia de como uma canção pop deveria soar e foi um grande prazer trabalhar com ele. Eu sinto que, desde a morte de John Lennon, ele teve que superar expectativas de pessoas que não tinham o mínimo direito de exigir. Paul McCartney colaborou demais com essa indústria e com seus fãs.
Mais prá frente eu compraria o catálogo musical da ATV, que incuía muitas músicas da parceria Lennon/McCartney. Mas, GRANDE PARTE DO PÚBLICO NÃO TEM CONHECIMENTO DE QUE FOI O PAUL QUE ME APRESENTOU A IDEIA DE SE ENVOLVER COM DIREITOS DE MÚSICAS.
ESTAVA NA CASA DE PAUL E LINDA QUANDO ELE ME CONTOU SOBRE SEU ENVOLVIMENTO. ELE ME ENTREGOU UM LIVRO COM MPL ESCRITO NA CAPA. ELE SORRIU ENQUANTO EU ABRIA PORQUE SABIA QUE ACHARIA O CONTEÚDO INTERESSANTE. ERA UMA LISTA DE TODAS AS MÚSICAS QUE O PAUL TINHA OS DIREITOS E ELE JÁ VINHA COMPRANDO HÁ UM BOM TEMPO.
NUNCA HAVIA ME PASSADO PELA CABEÇA EM COMPRAR MÚSICAS ANTES. QUANDO O CATÁLOGO DA ATV, QUE CONTÉM MUITAS MÚSICAS DE LENNON E McCARTNEY,  FOI À VENDA, RESOLVI ENTRAR NO LEILÃO.
Eu me considero um músico que acidentalmente se torna um HOMEM DE NEGÓCIOS, e Paul e eu aprendemos do jeito difícil sobre a importância de publicar, royalties, e a dignidade de se compor ".

O capítulo final de 'Moonwalk' chama-se 'All you need is love' ('Tudo o que você precisa é amor'), é inspirado no título da célebre música dos Beatles e nele Michael diz:

"Tem sido meu sonho desde criança, unir as pessoas através do amor e música. Ainda me dá arrepios a música  "All you need is love" dos Beatles. SEMPRE DESEJEI QUE AQUELA MÚSICA FOSSE UM HINO MUNDIAL. "

"Man in the mirror é uma linda mensagem. Amo essa música. Se John Lennon estivesse vivo, ele certamente iria se identificar com ela porque diz que se você quer fazer do mundo um lugar melhor, deve olhar para si mesmo e fazer isso."

COMPLEMENTO

Michael e Paul ainda gravaram juntos a música 'The man', que entrou no álbum 'Pipes of peace' de Paul McCartney. Assim, ficaram duas músicas para cada lado. Com Michael ficou 'The girl is mine' e 'Girlfriend' e com McCartney, ficou 'Say Say Say' e 'The man'.

OS VÍDEOS DAS MÚSICAS
'GIRLFRIEND' - DO ÁLBUM "OFF THE WALL" de Michael Jackson

Namorada,
Vou contar ao seu namorado, yeah
Conte-lhe
Exatamente o que fazemos, yeah
Conte-lhe o que você faz comigo
Tarde da noite quando o vento é livre

Namorada
Vou mostrar ao seu namorado, yeah
Mostre-lhe,
As cartas que tenho separado, yeah
Mostre-lhe como você se sente por dentro
E como o amor não pode ser enganado, oh no


Vamos ter de dizer-lhe
Você será somente minha namorada

Vamos ter de dizer-lhe
Que você será somente minha namorada


Namorada
É melhor contar ao seu namorado, yeah
Diga-lhe
Exatamente o que nós estamos fazendo, yeah
Conte a ele o que precisa saber
Ou ele nunca deixará você ir


Yeah, vamos ter que contar a ele
Que você será somente minha namorada

 
 'THE GIRL IS MINE' - DO ÁLBUM "THRILLER" de Michael Jackson
(MICHAEL)

Toda noite ela anda pelos meus sonhos
Desde que eu a encontrei no começo
Sou orgulhoso de ser o único
Que é especial no coração dela

A garota é minha,
A garota é minha
Eu sei que ela é minha
Porque a garota é minha
(PAUL)

Não entendo esse jeito que você pensa
Dizendo que ela é sua e não minha
Mandando rosas e seus sonhos bobos
Realmente uma perda de tempo
Porque a garota é minha,
Eu sei que a garota é minha
Não perca seu tempo
Porque a garota é minha


(Paul)
Eu a amo mais que ele
(Te levarei a qualquer lugar)
(Michael)
Mas eu amo interminavelmente
(unidos vamos compartilhar)
(Michael e Paul)
Então venha e vamos comigo
Para um lugar
(Michael)
Mas nós dois não podemos tê-la
É um ou outro
E um dia você irá descobrir
Que ela é minha garota para sempre e sempre


(Paul)
Eu não construo suas esperanças para ser desprezado
Já que eu realmente sinto que é hora
(Michael)
Eu sei que ela te disse que sou único para ela
Porque ela disse que a faço perder a cabeça


A garota é minha,
A garota é minha
Eu sei que ela é minha
Porque a garota é minha


Ela é minha, ela é minha
Não, não, não, ela é minha
A garota é minha, a garota é minha
A garota é minha, a garota é minha


(Paul)
A garota é minha, sim ela é minha
A garota é minha, sim ela é minha
(Michael)
Não perca seu tempo
Porque a garota é minha
A garota é minha, a garota é minha


(Paul)
Michael, nós não vamos brigar por isso, ok?
(Michael)
Paul, eu acho que já te disse, eu sou um amante, não um lutador
(Paul)
Já escutei isso antes, Michael. Ela me disse que eu sou o amante eterno dela. Você sabe, se lembra
(Michael)
Bem, depois de me amar ela disse que não iria amar mais ninguém
(Paul)
Ela disse isso?
(Michael)
Sim, ela disse, e você continua aí sonhando.


(Paul)
Não acredito!
(Michael e Paul)
A garota é minha (minha, minha)

'SAY SAY SAY' - DO ÁLBUM 'PIPES OF PEACE' de Paul McCartney
(Paul)

Diga, diga, diga
O que quiser
Mas não faça jogos
Com meus sentimentos
Pegue, pegue, pegue
O que precisar
Mas não me deixe
Sem direção


(Michael)
Totalmente sozinho
Me sento em casa ao lado do telefone
Esperando por você, querida
Depois de anos
Como você aguenta escutar
Meu lamento por você
Você sabe,eu estou chorando
Oo oo oo oo oo


(Paul)
(Agora) vá, vá, vá
Onde quiser
Mas não me deixe
Aqui para sempre
Você, você, você esteve longe
Por tanto tempo garota, eu nunca te via


(Michael)
O que eu posso fazer, garota
Para ter sua atenção
Porque te amo, baby
Em pé aqui
Batizado em todas as minhas lágrimas
Baby no decorrer dos anos
Você sabe que estou chorado
Oo oo oo oo oo


Você nunca se preocupou
E nunca derramou uma lágrima
Você esta dizendo que meu amor não é verdadeiro
Só olhe no meu rosto e diga que essas lagrimas não estão secando


Você, você, você
Nunca podera dizer
Que eu não sou aquele
Que realmente te ama
Eu orei, orei, orei, todos os dias
Para que você veja as coisas
Como eu vejo.


O que eu posso fazer, garota
Para ter sua atenção
Porque te amo, baby
Em pé aqui
Batizado em todas as minhas lágrimas
Baby no decorrer dos anos
Você sabe que estou chorado
Oo oo oo oo oo


Diga, diga, diga..

'THE MAN' - DO ÁLBUM 'PIPES OF PEACE' de Paul McCartney

Há um homem
Que joga o jogo da vida tão bem
Ooh, há um homem
Seus pensamentos você nunca consegue adivinhar
E é apenas o modo como ele
Pensou que seria
Porque chegou o dia para
Ele ser livre
Estou vivo e estou aqui para sempre


Este é o homem
E é apenas o modo como ela
Pensou que seria
Quando ele diz, algo
Aconteceu comigo
Então ele ri, chuta
E arregaça suas mangas
Estou vivo e estou aqui para sempre
Este é o homem


Há um homem
Que todos pensavam conhecer
Ooh, há um homem
Ele não é como você e eu, ooh


E é apenas o modo como ela
Pensou que seria
Quando ele diz, algo
Aconteceu comigo
Então ele ri, chuta
E arregaça suas mangas
Estou vivo e estou aqui para sempre
Este é o homem


E é apenas o modo como ela
Pensou que seria
Quando ele diz, algo
Aconteceu comigo
Então ele ri, chuta
E arregaça suas mangas
Estou vivo e estou aqui para sempre
Este é o homem


E é apenas o modo como ela
Pensou que seria
Quando ele diz, algo
Aconteceu comigo
Então ele ri, chuta
E arregaça suas mangas
Estou vivo e estou aqui para sempre
Este é o homem
(Este é o homem)
Ooh sim
(Ohh, sim)
Este é o homem
(Este é o homem)
Este é o homem

Fonte: 

Livro 'Moonwalk', autobiografia de Michael Jackson escrita em 1988

Leia mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/London_Town


3 comentários:

  1. Esse blog é estupendo, com muito capricho, fiquei admirada com essa reportagem !!! Grande psrte do q sei sobre esse grande ser humano Michael Jackson...foi através desse blog...Grata e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente essa reportagem!!! Como sempre, esse blog é fantástico!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Marisol, mais uma vez, pelos elogios, pelas visitas, pelas participações.
    Estou um pouco sem tempo, mas jamais desistirei dos blogs e de Michael Jackson. Farei de tudo para aperfeiçoá-los e contribuir para que Michael seja visto com outros olhos que não estes que a mídia e muitas pessoas colocaram nele, denegrindo sua imagem.
    Um dos principais motivos de terem feito tudo o que fizeram com ele, foi a compra da ATV.
    Essa história foi totalmente contada para transformá-lo em vilão. Se ele for o vilão da indústria fonográfica, imagine os tubarões que andam soltos por aí.
    A história dos Beatles com os empresários é o retrato fiel de como tudo aconteceu.
    Abs

    ResponderExcluir