COM A PALAVRA, O GÊNIO

Os conteúdos expostos nesta página não têm fins lucrativos. Temos como único objetivo manter vivo o legado de Michael Jackson.

terça-feira, 20 de abril de 2010

A SONY/ATV MUSIC PUBLISHING

Como já foi falado no post 'Michael Jackson: o artista e o homem de negócios' , antes da compra da ATV Music, Michael comprou o catálogo da banda 'Sly e the Family Stone',  que contém músicas da década de 60 e 70.
Em 1995, após 10 anos da aquisição da ATV Music, Michael e a Sony Corporation of America formaram uma joint venture,  a SONY/ATV MUSIC PUBLISHING. Nesta nova empresa, cada uma das partes lucra com 50% dos direitos de todo o catálogo.
Estima-se que a Sony/ATV PUBLISHING seja a maior editora musical do mundo, possuindo atualmente mais de 750.000 direitos em músicas como:
The Beatles, Neil Diamond, Bob Dylan, Jimi Hendrix, Willie Nelson, entre outros.
Em abril de 2007, a Sony/ATV Music Publishing adquiriu o catálogo dos compositores Jerry Leiber e Mike Stoller. Este catálogo, mais conhecido como Leiber Stoller, contém grandes sucessos como 'Stand by me', 'Poison Ivy', 'Is that all there Is?' e mais de 20 músicas das mais famosas de ELVIS PRESLEY como 'Hound Dog' e 'Jailhouse Rock'

"Sempre fui um grande fã desse incrível catálogo. Estas canções só podem ser descritas como obras que ajudaram a definir a música americana. Quero explorar as formas de apresentá-las a uma nova geração e de trabalhar com Jerry e Mike, que são dois dos mais bem-sucedidos compositores de todos os tempos."
Martin Bandier, presidente e CEO da Sony/ATV Publishing

 "Esta é uma excitante e importante compra da Sony/ATV Music Publishing. Este catálogo recorre décadas da história do rock and roll, e esperamos que seu valor se incremente conforme a companhia avança."
Rob Wiesenthal, Chefe Financeiro da Sony Corporation of America, Vice-Presidente Executivo e Chefe de Estratégia da Sony Entertainment Inc.

"Estou muito feliz que tenhamos adquirido o catálogo Leiber Stoller. As canções de Jerry Leiber e Mike Stoller definiram uma era, e os artistas que as têm gravado são os mais importantes do rock and roll."
Michael Jackson

"Como companhia inovadora e independente de publicação musical, a Sony/ATV reserva o local perfeito para o nosso trabalho. Confio que a equipe Sony/ATV irá proporcionar o enfoque e a atenção necessárias a nossas canções, criando caminhos livres e inovadores para promocionar nosso trabalho."
 Mike Stoller

"Estou feliz de unir-me ao extenso elenco de grandes compositores da Sony/ATV Music Publishing, que incluem Lennon, McCartney, Roy Orbison e Hank Williams."
Jerry Leiber

Leiber e Stoller trabalharam juntos durante mais de 50 anos, e entraram para o Songwriters' Hall of Fame, o Producers' Hall of Fame e o Rock and Roll Hall of Fame. Além disso, possuem uma estrela no Walk of Fame de Hollywood. Entre outras músicas, faz parte do catálogo:

Stand By Me, Jailhouse Rock, Hound Dog, Kansas City, Love Potion #9, Jackson, Is That All There Is?, Lucky Lips, Yakety Yak, Love Me, Santa Claus Is Back In Town, I'm A Woman, I Keep Forgettin', Don't, Spanish Harlem, Loving You, Searchin', Poison Ivy, Charlie Brown, Ruby Baby, I (Who Have Nothing), Trouble, Treat Me Nice, There Goes My Baby, Dance With Me, Little Egypt, (You are So Square) Baby I Don't Care, Young Blood, You are The Boss, She's Not You, Regulate, Saved, Pearl's A Singer, Smokey Joe's Cafe, Riot In Cell Block # 9, King Creole, Black Denim Trousers and Motorcycle Boots (L'Homme a la Moto), Bossa Nova Baby, Down Home Girl and Drip Drop.

Em maio de 2007, Michael comprou da Viacom Inc. ,a editora Famous Music LLC - uma das maiores editoras independentess dos EUA - pela alta cifra de US$ 370 milhões de dólares. 
A Famous Music foi fundada em 1928 pela Famous-Lasky Corporation uma parte musical da Paramount Pictures, uma divisão da Viacom desde 1994. Em 2006, a posse da maioria de suas músicas foi transferida para a CBS, com a divisão da Viacom em duas empresas distintas: CBS e Viacom. 
Desde os anos 80 até 2007, a Famous Music investiu ativamente na aquisição ou administração de acordos com produtores e artistas como Shakira, Akon  e outros.
Na ocasião da aquisição do catálogo, Michael fez o seguinte comentário sobre a aquisição:

"Este é um marco para a Sony/ATV Publishing. O diverso conjunto de músicas neste catálogo varia de clássicos atemporais a hits contemporâneos, e tenho o prazer de adicionar a aquisição da Famous Music à Sony/ATV ". 

Martin Bandier comentou:

"A profundidade e a amplitude do catálogo da Famous e seus compositores é o que realmente o torna grande e nós acreditamos fortemente que é mais um passo para a Sony/ATV para nossos planos de crescimento de longo alcance."

O presidente e CEO da Viacom, Irwin Robinson  Philippe Dauman disse:

"Famous Music é um dos nomes icónicos em edição de música. Estamos muito saatisfeitos que a ATV/Publishing reconheceu seu grande valor e potencial."

Rob Wiesenthal endossou: 

 "Famous Music é uma das maiores editoras de música independente, e esta aquisição, seguindo na esteira da aquisição Stoller Leiber, reforça ainda mais a posição da Sony / ATV" na indústria mundial de publicação de música ".

Como toda negociação envolvendo empresas de grande porte, esta também exigiu as devidas aprovações para que fosse concretizada. Neste caso, a Viacom teve a assessoria do UBS Investiment Bank e Shearman e Sterling. Já a Sony/ATV recebeu assessoria da Morgan Stanley e Weil, Gotshal & Manges LLP.
 
O catálogo da Famous Music engloba aproximadamente 125.000 músicas, entre as quais, inclui-se hits e clássicos como 'Footloose' , 'Moon River', 'Take my breath away' , 'My heart will go on', entre outros. Também faz parte temas de filmes como 'Coração Valente' , 'O poderoso Chefão', 'Forrest Gump' 'Silver Bells' 'Mona Lisa'e  'Missão Impossível'.
Hits contemporâneos como 'Bad day'(Daniel Powter), 'Hips Don't Lie' (Shakira), 'The Real Slim Shady'( Eminem) e 'Beautiful' ( escrita por Linda Perry e cantada por Christina Aguilera).
A parceria também possui catálogo do Boyz II Man e canções de sucesso da Broadway.
Em 2009, a Sony / ATV Music Publishing foi nomeada como o American Society of Composers, Authors and Publishers (ASCAP) Pop Editora do Ano, pela primeira vez na história da companhia.
Sediada em Nova York, a Sony / ATV Music Publishing tem 32 escritórios em 23 países.
Como se vê, em um mesmo ano, duas aquisições. É, só mesmo pessoas falidas como ele poderiam fazer tal aquisição, não é mesmo? 
E como se pode ver, as empresas fazem negociações e/ou fusões o tempo todo. Isso sempre existiu. Mr. Paul McCartney também sempre soube disso.
E uma pessoa falida como Michael também seria capaz de ser co-proprietário de uma empresa com 32 escritórios espalhados em 23 países. 

Site oficial
 
http://www.sonyatv.com/pt-br/languages.php

Fontes e referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sly_&_the_Family_Stone

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sly_Stone

http://www.reidopop.com/mjbeats/archive/index.php/t-1502.html
(uma correção: Michael Jackson e Sony/ATV detém cada um, 50% da joint venture).

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.sony.com/SCA/press/070530.shtml&ei=_NYPTNmFN82EuAfNk7WwDQ&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=2&ved=0CB8Q7gEwAQ&prev=/search%3Fq%3DFamous%2BMusic%2BLLC%26hl%3Dpt-BR

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.sony.com/SCA/outline/atv.shtml&ei=gBkQTPHnJoG78gb_uLjOCA&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=4&ved=0CDEQ7gEwAw&prev=/search%3Fq%3Dsony%2Batv%2Bmusic%2Bpublishing%26hl%3Dpt-BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário